sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Um estudo detalhadamente detalhado de As Crônicas de Nárnia #1

Eae galeraaaaa


Primeiro aquele parágrafo introdutório em que eu conto sobre as atualizações da minha vida: continuo fazendo cursinho, continuo fazendo aula de canto, continuo fazendo teatro, continuo sendo perseguido pelas minhas memórias de momentos humilhantes que já passei.

Caros leitores imaginários, o post de hoje é sobre aquela série fodástica que tem quatro irmãos que entram em um guarda roupa, uma feiticeira mais branca que a Branca de Neve e um leãozinho fofutjinho que sempre salva todo mundo: (momento de suspense)  As Crônicas de Nárnia.
Apesar de todo mundo conhecer a série pela franquia de filmes (deixo aqui o meu total desaprovamento da adaptação do O Peregrino da Alvorada pela  Twentieth Century Fox que podia ter dormido sem essa se deixasse a franquia pra Disney), pouca gente sabe que Narnia na verdade é um mundo muito mais complexo do que o fundo de um guarda roupa, então se você ainda não leu os livros, depois desse post você vai querer ler, e muito.

Esse post vai ser recheado de gifs da Lucia, porque ela diva, fofa e samba na cara das inimiga.


As Crônicas de Nárnia é uma série de sete livros escrita pelo irlandes C. S. Lewis logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, entre 1949 a 1954 (The Perks também é história). A série já foi traduzida em mais de 40 idiomas e foram vendidas mais de 120 milhões de cópias no mundo todo. Além da conhecida série de filmes produzidos pela Disney e TCF, já foram feitas diversas adaptações para o teatro e televisão.  Os sete livros que compõem a série são:

                                                                   O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
                                                                                      Príncipe Caspian
                                                                      A Viagem do Peregrino da Alvorada
                                                                                  A Cadeira de Prata
                                                                              O Cavalo e seu Menino
                                                                                O Sobrinho do Mago
                                                                                    A Última Batalha

Existem duas ordens que você pode ler a série: a cronológica e a de publicação. A ordem segundo a publicação, e consequentemente, a ordem que Lewis escreveu a série, é a da lista acima, já que Lewis não planejava escrever outros livros além do O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Já a ordem cronológica é só um pouco diferente: basta colocar O Sobrinho do Mago em primeiro e O cavalo e seu Menino depois de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Irei explicar a série seguindo a ordem cronológica porque foi nessa que eu li.

O Sobrinho do Mago



O primeiro livro cronológico conta a história da criação de Narnia e outras informações sobre o guarda-roupa e o Ermo do Lampião:
Duas crianças, Polly e Digory, ao brincarem de invadir uma casa (quem nunca brincou de invadir casas alheias né galerinha?), encontram uma passagem secreta para a própria casa do Digory, que leva a um aposento secreto de seu tio, André. Esse tio de Digory fazia experimentos mágicos onde conseguiu criar anéis que podiam levar qualquer um para outros mundos.
Ao colocarem os anéis, as crianças são levadas a um lugar chamado Bosque Entre Mundos, que continha um lago que poderia levar as pessoas para outros mundos. E é assim que as crianças param em uma terra chamada Charn, onde acabam libertando sem querer Jadis, a Feiticeira Branca (sim, a mesma feiticeira do O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa).
Após algumas reviravoltas, as crianças levam a Feiticeira, que segurava um lampiao/poste de Londres, um cocheiro e tio André para um mundo vazio, onde topam com Aslam criando Nárnia e todos os animais falantes.
Coisas acontecem e o cocheiro e sua esposa são coroados como os primeiros rei e rainha de Nárnia. O poste/lampião que a Feiticeira segurava acaba ficando em Nárnia, virando o Ermo do Lampião (o lampião que Lucia encontra quando vai para Nárnia). Como sua mãe estava doente, Digory leva para ela uma maça prateada dada por Aslam, quando voltam para o nosso mundo, Digory cura sua mãe com a maça e planta as sementes em seu quintal, que posteriormente forneceu a madeira para a criação do Guarda-Roupa.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa



Esse todos conhecem: quatro irmãos, Pedro, Susana, Lucia e Edmundo, vão para uma casa de campo ao fugir dos bombardeios que assolavam Londres durante a Segunda Guerra Mundial. A casa de campo pertencia a um velho professor chamado Digory Kirke (SIM!!! É o mesmo Digory do primeiro livro!).
Na casa, Lucia encontra um guarda-roupa ao brincar de esconde-esconde e acaba descobrindo a passagem para Nárnia, encontrando também o Ermo do Lampião e Sr. Tumnus, um falno super gente boa. Durante uma conversa acompanhada de chá, Lucia descobre que Narnia é governada há dez anos por uma feiticeira chamada Jadis, a Feiticeira Branca, que trouxe um inverno interminável the winter is comming  e só dois filhos de Adão e duas filhas de Eva, ajudados por Aslam, conseguiriam dete-lá.
O resto da história todos sabem, eles derrotam a feiticeira e viram reis e rainhas, começando a Era de Ouro de Nárnia. Quando adultos, eles redescobrem o Ermo do Lampião, e, consequentemente, o portal do guarda-roupa, que os leva de volta para o nosso mundo.

O Cavalo e Seu Menino



Essa história se passa durante a Era de Ouro, portando, durante o governo dos irmãos Pevensie. Diferente dos outros livros, o espaço da narração é um país chamado Calormânia, que diferente de Nárnia não tinha magia.
Shasta (o Menino) vivia com um pescador que o tinha achado boiando em um barco quando era apenas um bebê. Certo dia, um cavaleiro nobre veio montado em um cavalo (o Cavalo) oferecendo dinheiro ao pescador para comprar Shasta como escravo. Shasta descobre que o cavalo é de Nárnia e, portanto, fala. O cavalo conta sua história e revela seu nome, Bri, e seu plano de fuga da Calormânia para Nárnia.
Os dois fogem e começam uma jornada para atravessar o país e chegar até Nárnia. No meio do caminho encontram uma garota, Aravis, montada em uma égua também falante, Huin, que também está fugindo para Nárnia. Aventura vai, aventura vem e eles impedem que a Calormânia invada Arquelândia e Nárnia. No final, Shasta descobre que na verdade é filho do rei de Arquelânida, um país ao sul de Nárnia, e portanto é herdeiro do trono.



Eu realmente não planejei que o post ficaria grande, portando vou dividí-lo em duas partes. Então aguardem a segunda parte e fiquem com um gif de Aslam que fizemos durante uma entrevista exclusiva:

"Caralho, que blog maroto!"


Até logo galera que entra em guarda-roupa,
~rod.





Nenhum comentário :

Postar um comentário