quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A volta dos que não foram, mas que voltaram com O Senhor dos Anéis

Genteeeeees,
Primeiramente, pedimos desculpas por ficar tanto tempo sem postar.
Segundamente, foi porque 3 ladrões multi-reincidentes roubaram um banco e nos raptaram. Perseguidos pela polícia, conseguiram escapar, mas nós provocamos um acidente. Quando voltamos a si, não nos lembravamos de nada. Um ex-presidiário nos deu carona e, achando que eramos fugitivos, enfiou-nos num contêiner de partida para Istambul. Lá, topamos com aventureiros afegãos que propuseram a nós roubar ogivas de mísseis soviéticos. Mas o caminhão passou numa mina na fronteira com o Tajiquistão. Únicos sobreviventes, fomos levados por montanheses e nos tornamos militantes "moudjahidin". Então passamos a vida comendo "bortsch" com um estúpido cachepó na cabeça.
Se você percebeu a referencia à Amelie, te amo <3

Contudo, o post desse ano é sobre um livro que li recentemente: O Senhor dos Anéis: A Sociedado do Anel.
Como todo mundo sabe, o livro foi escrito por J. R. R. Tolkien, um inglês que basicamente começou todo o nosso universo de livros de fantasia, entao se você gosta de HP, PJ, HG, CR, TR, etc., agradeça a ele. Tolkien foi muito amigo de C. S. Lewis, autor de As Crônicas de Narnia (outra série fodona), os dois participavam de um clube de escritores que trocavam ideias e contavam fofocas, portanto, Lewis foi de grande influência  para as obras de Tolkien (e vice-versa).

Eu tive a ideia de ler o livro depois que meu antigo professor de inglês começou a falar sobre o universo da Terra Média durante a aula, a partir de então eu me interessei e comprei o livro pela interwebs. Se você nunca leu o livro ou viu o filme (o que não tem problema, porque eu sempre durmo quando vejo ele), pode ter alguns spoilerzinhos.



Cronologicamente, o livro O Hobbit vem antes da triologia O Senhor dos Anéis, já que em O Hobbit é narrado a história da grande aventura de Bilbo, o Bolseiro e como ele conseguiu tesouros e virou amigo de alguns anões e elfos.
No primeiro livro da trilogia, a história começa com a preparação da festa de 111 anos de Bilbo e de 30 anos de Frodo ( os dois fazem aniversário no mesmo dia), nessa grande festa, Bilbo planejava fazer uma grande surpresa para os habitantes do Condado, o vilarejo que mora parte da população dos hobbits. Ao final da festa, Bilbo faz um discurso grosseiro e desaparece do nada, causando um grande alvoroço entre os outros hobbits. Sabe-se, entretanto, entre Bilbo, Frodo e Gandalf que tudo já estava planejado, e o que fez Bilbo desaparecer era um curioso Anel dourado que desperta grande desconfiança por parte de Gandalf.
História vai, história vem, e Bilbo deixa o Anel para Frodo e deixa o Condado sozinho, Gandalf descobre que aquele é o Um Anel, o anel mais poderoso forjado em Mordor por Sauron.


"Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para os Homens Mortais fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."

Aconselhado por Gandalf, Frodo sai do Condado para proteger o Anel na companhia de Sam Gamgi, Merry e Pippin. A partir daí, o livro é só cantoria, refeições e caminhadas até encontrarem Passolargo que os leva até Valfenda (um dos últimos redutos élficos da Terra Média) em "segurança". Lá é estabelecido que Frodo, em companhia de uma comitiva, deve ir até Mordor e destruir o Anel para que Sauron não consiga por as mãos no Anel outra vez, já que da última vez deu um puta trabalho pra tomar dele.

Apesar de nas primeiras 200 páginas não acontecer muita ação, a leitura é muito divertida e envolvente, do começo ao fim. É muito divertido e interessante conhecer a cultura que Tolkien criou para os povos élficos, anões e hobbits, além das mil e umas canções que tem no livro.
Eu ainda não li os outros livros porque não estou tendo tempo e nem dinheiro para comprá-los, mas para quem quiser adquirir, na Submarino tem e tá baratinho : O Senhor dos Anéis : A Sociedade do Anel

Esse é Legolas.
Legolas aparece depois da metade do livro e quase não tem falas.
Legolas consegue andar na neve.
Andar, e não brincar.

Com amor,
~rod

2 comentários :

  1. Ai como eu fiquei feliz quando vi no meu painel do blogger que tinha um post do The Perks! Então tu me ama Rod porque entendi a referência da Amelie <3
    Continuem postandoooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI DANITYELLEN, vulgo leitora que não conheço,
      Que bom que gostou do nosso retorno, logo após o nosso primeiro retorno perto do natal, iremos postar sempre que o Monstro do Espaguete Voador iluminar nossos corações.

      Excluir