terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Destrua Este Post

   Olô

   Creio que todos já ouviram falar do livro Destrua Este Diário, de autoria de Keri Smith. Ele está bem famoso e eu amei a proposta assim que ouvi falar, por isso enchi meus pais durante um mês para me darem e esperei mais um para conseguir comprar, porque eles esgotam bem rapidinho. Enfim, Keri nos mostra que pode haver arte no meio da destruição e quebra aquele conceito de livro em perfeito estado, nos dando sugestões de como destruir maravilhosamente cada uma das paginas e o livro num todo.

Já me enchi de nanquim, mas sei que tem gente pior por aí

humilhando parte 1: página dos circulos
    Esse livro é absolutamente genial, é sério. Não apenas pelas sugestões, por mais legais que elas sejam, mas pelo conceito. Existem milhões de cadernos de desenho, blocos de folhas e scketchbook's por aí, mas todos os usam, normalmente, para o simples proposito para o qual foram criados. Poderiamos destrui-los? Fazer o que quisermos com eles? Sim, poderiamos, mas nunca o fazemos; deixamos eles no melhor estado possível, assumimos que dinheiro foi gasto naquilo e que devemos preservar como conseguirmos. Justamente por isso o Destrua Este Diário é genial. Meu irmão me disse "você pagou R$25,00 pra destruir a bagaça?", paguei e pagaria de novo. Quando saí da livraria, sentei no banco em frente, roubei uma caneta da minha mãe e comecei a riscar e furar páginas, roubamos adesivos de frutas do Carrefour pra que eu os colasse nele e continuei riscando no ônibus. No momento em que você abre o livro com a caneta na mão a sensação de liberdade te invade e te da vontade de pular, gritar, sair dançando Come on Eileen no meio do shopping e abraçar a moça do McDonalds (tudo bem que no caso a moça do McDonalds é uma amiga minha então eu realmente a abracei, mas whatever). É sério, comprem sa bagaça, a sensação de destruir é maravilhosa.


Parte 2: pagina de costura. Por Sanny Tancredo
    Falando sobre as páginas individualmente, algumas eu ja esperava (como a de escrever e desenhar com a mão esquerda, jogar tinta e fechar o livro, escrever em movimento e mais algumas), mas outras são tão inesperadas que a primeira reação é "ãh?". Se você buscar por Destrua Este Diário no google, vai ver trocentas imagens de como destruir de forma imensamente criativa, o que me deixa até magoada, pq eu destrui pouco me lixando pra criatividade e agora essas pessoas cool fazem parecer que eu não aproveitei o livro ;-; mas é sério, destruam loucamente, não façam só pra tirar foto, é uma delicia.

Parte 3: Dê para alguem sua página favorita.

















Falando em dar para alguém a página favorita, esta é a minha. Bom, não esta já desenhada, porque ainda não a fiz, mas ela em si é tremendamente genial. É a unica página preenchida por texto do livro inteiro, e a função do texto é remeter à um livro escolar ou algo do genero que sempre rabiscamos. Genial e o texto em si é perfeito, mesmo que seja só ocupação de espaço.






 
Outra página que é tão boa quanto é a "Desfaça-se desta pagina. (jogue-a fora) Aceite a perda.". Sério, isso é genial. Você tá lá, cortando, rasgando, cuspindo e vendendo as outras páginas, mas de repente você tem uma que serve simplesmente pra que você se desfaça e o que acontece? Você se apega a ela. Não sei se isso aconteceu só comigo, mas estou pensando numa forma bem bonita de me livrar, porque esta merece. Acho q vou fazer um funeral e tocar Sound of Silence enquanto me desfaço dela. De verdade.



    Se tem uma coisa que eu recomendo nesse mundo além de As Vantagens de Ser Invísivel é essa bagaça. Não existe sensação igual, é simples e ao mesmo tempo impossível de descrever. Parece loucura, mas esse livro já me fez chorar e me abrir comigo mesma, me diverti e adorei colar chiclete nele, porque agora o cheiro é uma delícia. Comprem. Já.

~adicionando~

   Um pouco acima no post eu disse que faria uma cerimonia legal pra página de que devemos nos livrar, lembram? Se não lembram procurem um médico ou não apenas passem os olhos pelo post e o leiam inteiro. Hoje Jon e Rod ~os mesmos nomes dos adm's, ó que coincidencia~ vieram em casa (enfrentando mares, desertos e atravessando um rio caudaloso) e, juntos, queimamos a página ao som de Heroes - David Bowie (também imitamos cenas de Perks e minha cachorra atacou eles com muito amor). Era para termos gravado, mas me deixaram com o celular na mão enquanto colocavamos fogo na página, e o dito cujo começou a chegar perto do meu dedo, então entrei em pânico e deslizei a tela do celular sem querer, saindo da camera. Mas enfim, a foto:

Dane-se que essa sapatilha me deixe ainda mais pálida, amei ela.




~Gio



Nenhum comentário :

Postar um comentário