quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Th3 Perks orgulhosamente apresenta: Cupcake, the tutorial


Olô pessoinhas (não briguem)





   Estamos aqui hoje reunidos para apresentar, orgulhosamente: Cupcake, the Tutorial.
Realização: Giovana Maniscalco
Título: Rodrigo Siqueira
Ingredientes: Mãe da Giovana Maniscalco
Receita original: Fermento Royal
Design e edição: Giovana Maniscalco
Escrita dos créditos: Giovana Maniscalco

   Essa receita veio na caixinha de um conjunto economico de 2 fermentos em pó Royal + 6 formas de silicone e eu a dobrei por razões de minha mãe ter sido impulsionada pelas formas e ter comprado três caixas (tava trêis heal) (e agora ela não tem a minima ideia do que fazer com seis potinhos de fermento); como nessa receitinha estava escrito que rendia seis cupcakes (COINCIDENCE? I THINK NOT) é fácil achar que dobrando-a renderia doze cupcakes, mas vai saber Jesus o que eu fiz que rendeu os 18, então caso sua mae seja compulsiva por promoções, siga minha receita. Você vai precisar de:
  • 1 xícara e ½ de farinha de trigo
  • 1 xícara e ½ de açúcar (não tenha preguiça e o penere)
  • ⅔ de xícara de leite mococa
  • 2 ovos (Jubileu e Anita)
  • 80g de margarina sem sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 lata/caixa de leite condensado
  • Essência de Baunilha
Vale ressaltar que o Th3 Perks® não é associado de nenhuma marca, por isso todo e qualquer logo de produtos utilizados foram borrados por computação (é sério, foram, olhe mais de perto). Exceto Mococa® porque simplesmente a adoramos (nem usei Mococa na receita, só tinha desnatado).




: Coloque numa bandeja/travessa/cuia/cumbuca/bongô descartado/bacia o açúcar e a margarina; eu coloquei 80g dessa seguindo a dobra da receita, mas na hora joguei umas 3 colheres e tal.
: Bata (de preferencia com uma batedeira) até formar esse lance arenoso da segunda imagem.
: Separe as claras das gemas, reserve as gemas e adicione as duas claras na massa. Caso queira, adicione também a Baunilha.
: Adicione o leite e a farinha, nunca parando de bater e intercalando-os para não empelotar (esteja preparado para que a farinha voe na sua cara). Depois de tudo bem batido e gostoso como só massa crua é, adicione o fermento e bata por 20 segundos.





: Encha as forminhas até mais ou menos a metade (eu coloquei um pouco acima, mas sei la se o fermento de vocês é melhor porque nem Royal eu usei, usei Carrefour). 6°: Coloque as forminhas já meio vazias ("Hm, eu diria que tá meio cheia") em uma assadeira. Vale ressaltar que não precisa ser forminha de silicone, também pode ser usada aquela assadeira vazada onde se coloca aqueles troços de papel pra bolinho (sei la o nome daquela joça); mas eu nunca fiz assim, então se virem.                    : Leve ao forno médio (160°C no meu) por meia hora; fure com um palito para ver se está bom, se ele sair limpo, pode tirar. De preferencia com luvas ou pano de prato, se queimar é opcional.

Só da pra rechear essas bagacinhas quando elas esfriam, e o recheio tem que estar igualmente frio, então depois de coloca-las no forno, ja prepare o recheio. Ou não, quem sou eu pra te obrigar.
De acordo com Guerra dos Cupcakes, da pra rechear com qualquer coisa comestível (e as vezes nem tanto) que tu queira, desde que esteja à seu cargo e risco. Eu fiz um recheio totalmente comum de leite condensado (e aqui vai a lata/caixa), que é: 1 lata/caixa de leite condensado, as gemas reservadas anteriormente (e aqui vão os órgãos de Anita e Jubileu) e 2 colheres de margarina ou manteiga sem sal. Só jogar tudo em uma panela, acender o fogo (essa parte é importante) e mexer ate ficar na consistencia que desejar. Se quiser de chocolate, joga Toddy/Nescau/Cacau em pó caso seja rico e vai ficar uma delicia.

Os passos à seguir são frescurice minha, tenho quase certeza que o resultado seria o mesmo usando dois tamanhos de colheres, mas mesmo assim vou explicar.

: Arranje um saco plástico, uma tesoura e um desses bicos pra recheio e decoração.  : Corte a pontinha do plastico. Cuidado com os dedos, peça à um adulto que corte para você ou use uma tesoura sem ponta.   10°: Coloque o bico dentro do saco e passe sua ponta pelo buraco que fez. Eu particularmente passei fita adesiva em volta do plastico para o bico não escorregar, mas fica à critério do cozinheiro-iniciante-o-bastante-para-pegar-uma-receita-de-cupcake-comigo.   11°: Coloque o recheio já frio dentro do plástico.
~sejam legais e reparem na cor maravilhosa do meu esmalte~


12°, 13° e 14°: com um desses troços que eu não sei o nome (ou com uma colher de chá), remova a 'tampinha' do cupcake e depois tire um pouco da massa de dentro dele.   15°: Pegue o saco plastico com o recheio, aproxime o bico do buraco que fez e aperte. Magicamente o recheio sairá de dentro do plástico e entrara no seu cupcake.

16°: Coloque a tampinha de volta.   17°: É como vai ficar.  18°: Não tem.
Agora você pode cobrir também com o que quiser. Eu particularmente cobri com creme de manteiga, que é leite condesando batido com manteiga sem sal ate criar textura. Porém não tinha mais manteiga sem sal, por isso o troço acabou desandando e ficou feio, não teria postado aquilo no blog nem fodendo. Quando fiz a primeira vez, usei o proprio recheio, mas não deu pra decorar por causa do peso do proprio; muita gente usa chantilli, o que seria mais simples, porém eu odeio essa porcaria com gosto de isopor amanteigado. A receita na embalagem era de creme de manteiga + creme de leite e frutas, mas bom, te virem.


In memorian: Anita e Jubileu. Amantes, amigos, irmãos, incestuosos, metades da laranja.

Não se esqueçam que o mais importante é sempre fazer uma coisa inesperada.
Não! Nós temos que fazer o que está na receita.
Qualquer um pode cozinhar.
Mas nem todos deveriam.
~Gio

Nenhum comentário :

Postar um comentário